segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Análise da Área Rural de Pindamonhangaba


foto :ilustrativa

A área rural de Pindamonhangaba, nos últimos dois anos está numa fase de retrocesso, comparando com a administração do ex-prefeito João Ribeiro, que para a agricultura e a área rural do município foi excelente, comparando com a administração atual.
Podemos citar como exemplo o Departamento de Agricultura do município, que segundo informações, no primeiro mandato do ex-prefeito, o diretor do Departamento José Luiz Hungria, cuja sua administração foi considerada a uma das melhores já ocorridas até o presente momento, montou sua equipe compondo quatro médicos veterinários com assistentes, cinco engenheiros Agrônomos, um técnico agrícola, uma secretária e duas na equipe de limpeza do Departamento, um motorista, três carros zero Km, aumentou as horas de máquinas da Patrulha Agrícola, contendo 11 tratores prestadores de serviços,ampliou a quantidade de calcário transportado aos produtores rurais.
A cada quinze dias realizava uma reunião com os técnicos, para ouvi-los e melhorar o atendimento, além realizar visitas periódicas aos produtores para analisar a satisfação com os serviços prestados pelo Departamento, além de sua autonomia de decisões, respeitadas pelo seu secretário e o prefeito. Tudo isto ocorria na administração de um prefeito que não era produtor, mas que via na área rural, uma fonte essencial para a subsistência de Pindamonhangaba.
O que temos hoje um Departamento de Agricultura, com um diretor sem experiência e conhecimento, sem autonomia nenhuma, contando com uma equipe técnica com apenas dois engenheiros Agrônomos, três médicos veterinários, três operadores de máquinas,uma secretária, dois auxiliares de limpeza, um motorista, muitos deles desmotivados, apenas cumprindo seus afazeres cotidianos.
As quantidades de serviços fornecidos aos produtores rurais pela Patrulha Agrícola despencaram, onde os produtores para serem atendidos leva em média de quinze a trinta dias, a quantidade de calcário reduziu para pouco mais de um terço,do que era transportado para os produtores rurais, há inúmeras reclamações dos produtores por  falta de assistência técnica, principalmente na regulagem dos maquinários que realizam o plantio das culturas a serem utilizadas para a alimentação do gado leiteira na época da seca.

As estradas rurais do município, essas também nem se comparam quando eram administradas pelo Sr. Dirceu Rocha e o secretário Sergio Guimarães, e olha que não houve até o momento,as frequentes chuvas fortes que costumam ocorrer na região nesta época do ano, porém muitas delas se encontram mal conservadas. E temos um prefeito que diz que gosta da área rural, pois também é produtor rural, imagine se não fosse, o que seria dos moradores e proprietários rurais de Pindamonhangaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário