sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PDT é condenado mais uma vez por promover filiados em programa partidário


No julgamento de representação da PRE-SP, TRE tira 17 minutos e 30 segundos de tempo do programa do partido

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) obteve a condenação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por promoção pessoal de dois políticos de Ribeirão Preto em programa partidário de rádio e TV. A lei determina que esses programas devem ser destinados apenas para divulgar os programas e ideias dos partidos.
Como sanção por desrespeitar essa norma, o PDT perderá 12 minutos e 30 segundos na televisão e cinco minutos no rádio dos programas a serem veiculados no próximo semestre. Esta é a segunda vez este ano em que o partido é condenado por promoção pessoal do vereador Ricardo Silva e seu pai, o deputado estadual Rafael Silva. (leia aqui)
Nos programas veiculados, os dois politicos dialogam sobre suas realizações. O filho Ricardo Silva afirma que seu pai Rafael Silva “tem trabalhado muito para levar recursos à região, que ele tem um compromisso muito forte por melhorias nas rodovias e que ele travou muitas batalhas em favor de Ribeirão”. Já, o pai, além de confirmar o que seu filho diz, responde informando que também ele foi muito importante, como vereador e como advogado.
As falas são extremamente pessoalizadas”, constata o procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos, na representação contra o partido. “Ora, parece mais se tratar de um espaço para os filiados, pai e filho, mostrarem os seus feitos e o quão bons, sérios e empenhados são, do que uma propaganda partidária que tem a finalidade de difundir e promover os ideais partidários.”, afirma.

O procurador ressalta a Justiça Eleitoral permite que os partidos apresentem, no espaço da propaganda partidária, as realizações de alguns filiados, desde que relacionados e subordinados, de alguma forma, ao programa partidário, o que não foi demonstrado no caso dos programas em que Ricardo e Rafael Silva se apresentam. O que ficou caracterizado – afirma – foi o desvirtuamento do programa partidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário