segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dr. Marcos Aurélio cobra implantação de locais para descarte de medicamentos



 

O vereador Dr. Marcos Aurélio Villardi (PR) está cobrando do Poder Executivo que promova estudos e adote providências para que seja implantado em Pindamonhangaba, locais adequados para descarte de medicamentos. Dr. Marcos Aurélio alega que, na sessão ordinária de 14 de outubro de 2013, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei, de sua autoria que disciplina o descarte, recolhimento e a destinação de medicamentos vencidos como proteção ao meio ambiente e à saúde pública do município.

O descarte aleatório de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras, atualmente é feito por grande parte das pessoas no lixo comum ou na rede pública de esgoto, o que pode trazer graves consequências, como o risco à saúde das pessoas que poderiam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos. Há, ainda, outras consequências como a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais.

O consumo indevido de medicamentos descartados inadequadamente pode levar ao surgimento de reações adversas graves, intoxicações, entre outros problemas, comprometendo decisivamente a saúde e a qualidade de vida dos usuários. Com base nesta afirmação, o vereador Dr. Marcos Aurélio justificou a criação da Lei que disciplina a questão do descarte, recolhimento e a destinação de medicamentos. “Se implantados os locais adequados, os medicamentos, antes jogados no lixo comum, terão agora um descarte adequado, não colocando mais em risco a população e o meio ambiente”, finalizou o vereador Dr. Marcos Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário