sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Distrito em Destaque

Cisas – Moreira César

Tiu Litu

Após muitos anos atendendo em expediente corrido, o Cisas de Moreira César passou a fechar para o almoço entre 11h30 até às 13h. Segundo informações obtidas por alguns funcionários, o motivo seria para se cumprir as oitos horas diárias de trabalho conforme dispõe a CLT.
Em conversa com o diretor de Saúde do Distritode Moreira César, Dr. Giovani, a ordem expressa partiu da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, o qual disse irá cumprir na íntegra.
Não é novidade para ninguém, e é sabido por todos que em nosso município, a saúde vai “mal das pernas”. Temos carência em consultas médicas, exames, internações, etc.E principalmente no atendimento. Quando digo do atendimento, não me refiro ao tratamento da relação humana, e sim da carência desse serviço.
Pode parecer para alguns que eu esteja sendo radical na concepção do fechamento para o horário de almoço dos funcionários, mas vejam: 1)é uma conquista que a população adquiriu e que está simplesmente sendo tirada. (2) muitos usuários utilizam seu horário de almoço para retirar o seu remédio, pegar o resultado de seu exame, marcar uma consulta, medir pressão arterial etc.
Por outro lado, as pessoas sabendo que no período da tarde o Cisas abrirá após as 13h,haverá uma concentração maior de pessoas na porta antes que o mesmo abra e o pior, não existe um local apropriado para estas pessoas aguardarem sua entrada. Ficarão ao relento sob sol e chuva, sem acomodações adequadas, em pé, muitas com crianças de colo, grávidas e idosos.
Alguns funcionários do Cisas fazem suas refeições dentro do próprio, e eu faço uma suposição: imaginamos que durante o horário de almoço, algum usuário do lado de fora venha passar mal, irão abrir a porta para prestar os primeiros socorros? Eis uma das questões!
Deixo aqui uma sugestão simples e que acredito já vinha sendo feita com eficácia, seria a continuidade do revezamento entre os funcionários nos seus postos de trabalho.
Em nosso mundo contemporâneo e moderno precisamos ser criativos, precisamos inovar, pensar para frente. O ditado popular onde se diz “Manda quem pode, e obedece quem tem juízo” não é mais verdadeiro, hoje temos que ser polivalentes, temos que descobrir novos caminhos, cruzar fronteiras, manter o que já conquistamos e conquistar mais, dar sugestões e sugerir, enfim,o diálogo e o respeito acima de tudo!
Aos responsáveis pela Secretaria de Saúde, como cidadão comum, deixo aqui um apelo em nome da população de todo distrito, para que revejam os conceitos e mantenham o que estava dando certo e melhore cada vez mais. Forte abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário