quinta-feira, 24 de julho de 2014

ZECA DO TROMBONE



BREJO DOS CRIOULOS II – A história da grilagem e pistolagem na jurisdição da Polícia Federal de Montes Claros, Minas Gerais; é contada sob a ótica de gente séria, como Paulo Roberto Faccion, da Comissão Pastoral da Terra. O território de Brejo dos Crioulos é formado pelas comunidades de Arapuim, Araruba, Boa Vista, Caxambu I, Caxambu II, Conrado, Furado Modesto, Furado Seco, Lagoa da Varanda, Orion, Serra D’água e Vista Alegre. As famílias vivem em pequenos terrenos e grande parte do território é dominada pelos latifundiários que, a partir de 1925 iniciaram um processo que os quilombolas denunciam como grilagem, avançando cercas. Coisa do chamado “tempo das divisões”. Ocasião em que muitos camponeses foram assassinados e expulsos de suas terras. Quem podia contar muitas passagens das pistolagens, o jagunço Roberto Carlos Pereira foi morto em emboscada. Mais fatiado do que carne da Friboi. Dizem que ‘queima de arquivo’ de fazendeiros. Mas ainda existem depoimentos de Edmilson de Lima Dutra, esfaqueado, mas sobrevivo; Francisco Cordeiro Barbosa, João Borges, Edio José Francisco e Sérgio Cardozo de Jesus. Aguardem os próximos capítulos...

CONCEITO BÍBLICO - “Ai de vós, que juntais casa a casa e que acrescentais campo a campo, até que não hajas mais lugar e sejais os únicos donos da terra.” (Isaías 5,8)

BABA ÔVO – Existem ‘lambe-solas’ na prefeitura que deram para rasgar os exemplares do nosso jornal independente. Ou têm rabo de palha e medo da gente, ou quem sabe, não gostam de ler a novela do Brejo dos Crioulos... Sei de um que gasta muito. Mas gasta muito mesmo. Gasta tanto que, de vez em quando, é denunciado por munícipes por pedir propina. O Outro, feio de dar dó, parece uma garça véia. Mas num guenta um soco, oh! É gente beneficiada com carguinho de confiança, mais conhecido como cabide de vagabundo. Têm fiofó preso e medo do quê o jornal possa trazer a público sobre eles... O de vocês tá aqui, guardado e documentado. O gastador se vende por 100 paus... Que vergonha!

SABEDORIA – Quando os que comandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito. Georg Lichtemberg – filósofo escritor e matemático alemão.

BABEL URBANA – Estas Folhas anteciparam o destino da competentíssima ex-secretária de educação de Pindamonhangaba Bete Cursino. Cidinha Pedroso ex-colaboradora do prefeito em 97 é a nova titular da pasta com maior orçamento na administração municipal, para frustração do secretário de esportes, que pretendia o posto. Observadores indicam que Kleber, Cinthea e Norbertinho continuam disputando espaço de proximidade com o alcaide, cabeça por cabeça, certos de que poderão ser indicados à sucessão.

NA EXPECTATIVA – O experiente vereador Felipe César (PMDB) acha que ainda é cedo para comentar o que virá dessa mudança. Mas está atento! Como aliás a tudo que acontece na Cidade.

PDE OLHO NOS BAIRROS – Galerinha do Lessa, onde se discutia o fechamento do bairro, não se conforma com a mão única estabelecida na Rua Capitão Isaias Homem de Melo. Está dificultando o acesso do bairro para o bairro, e, sobretudo ao comércio de pequenas ‘faltinhas’ no Vila Rica. Aliás, os pequenos comerciantes do Vila Rica estão sentindo perda acentuada no movimento por causa disso.

INSEGURANÇA – A morte lamentável da advogada Nilza Maria Hintz demonstra, de um lado, a insegurança com que as pessoas vivem hoje em Pindamonhangaba. De outro, a importância das câmeras para favorecer a investigação da polícia. Infelizmente a Cidade não conta com um sistema adequado delas. As que existem são da iniciativa privada. Mas aumentar a segurança pública em colaboração com o governo do estado foi promessa de campanha do prefeito.  Já ouço dizerem por aí: - João Ribeiro! Eu era feliz e não sabia...

NOVA ELEIÇÃO EM TAUBATÉ – Antecipa o Jornalista Irani Lima em seu festejadissimo blog, acreditando que o prefeito Ortiz Junior terá confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a cassação fixada em primeiro grau. E, segundo o repórter investigativo, será antes do fim do ano... Quem viver lerá...

CANTEIRO TRISTE – Quem passava diante do que será o ‘Condomínio Reserva Anauá’ antes da Copa do Mundo via alegre e movimentado ambiente de trabalho. Durante a copa, apenas meia dúzia de operários encarregados de instalar enorme caixa d’agua eram vistos. Agora? Ninguém... Corretores no local informam que ainda virão recursos para a etapa de embolso e finalização interna... Mas quando? A entrega era prevista para janeiro de 2014. Foi protelada por carta para junho de 2014. Já estamos em final de julho de 2014... Há espaço reservado para a Construtora Ladeira Miranda, querendo, esclarecer... Pena que um projeto de filosofia ecológica não dê a merecida atenção ao consumidor que, afinal, também é parte nesse contexto ecológico. É como tantos outros empreendimentos...   

REFLEXÃO DA SEMANA – “Vulpes pilum mutat, non mores!” ... A raposa muda de pelo, mas não de costumes!


Zeca do Trombone é formado pela Escola da Vida. E como não gosta de intimidade. Não quer expor seu currículo, rico em títulos protestados. Tem escritório e faz ponto ao lado da caçamba do Mercado Municipal. Amém, nós todos... Saravá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário