quarta-feira, 30 de julho de 2014

Número de impugnados sobe para 43 na RMVale

O Vale
Home
Quarta-feira, 30 de Julho de 2014
Candidaturas contestadas na Justiça Eleitoral representam mais da metade do total analisado
São José dos Campos

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo recebeu 24 pedidos de impugnação contra candidatos da RMVale que tiveram os seus nomes divulgados no segundo edital de postulantes, publicado no último dia 18 (veja quadro ao lado).
Outros 12 candidatos da região não receberam nenhuma contestação.
O prazo para a apresentação de impugnações a esses nomes foi encerrado dia 23.
Na soma dos balanços do primeiro e segundo editais, o número de candidaturas impugnadas chega a 43. Outras 25 não foram contestadas.
Como a RMVale tem 108 postulantes, os 40 restantes só serão analisados em balanços posteriores.

Alerta. O questionamento à validade do registro não resulta indeferimento automático da candidatura.
Essas impugnações serão apreciadas no momento do julgamento da candidatura e podem levar ao indeferimento do registro, se acolhidas, ou ao deferimento, se rejeitadas pela Justiça Eleitoral.
Podem apresentar impugnação os candidatos, partidos políticos, coligações e Ministério Público Eleitoral.
Até agora, o TRE já recebeu 3.557 registros de candidatura para a eleição de outubro. No primeiro edital, foram divulgados 1.150 pedidos, dos quais 616 receberam impugnação, o que representa 53,5% do total.
Dos 1.315 nomes publicados no segundo edital, foram impugnados 825 em todo o Estado (62,73% do total).
No dia 23 foi publicado um terceiro edital com 824 pedidos de registro. O prazo para contestações se encerrou ontem, mas o balanço ainda não foi divulgado.
Não há previsão para a publicação do quarto edital, com os 268 nomes que restam.

Balanço. Das 24 candidaturas da região que foram impugnadas na segunda leva, oito são de postulantes do PSC. Entre eles, o vereador de São Sebastião Ernaninho Primazzi, candidato a deputado estadual, e o ex-prefeito de Lorena Paulo Neme e Diego Ortiz, irmão do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), que disputam vaga na Câmara dos Deputados.
O segundo partido que recebeu mais impugnações nessa segunda lista na RMVale foi o PHS, com cinco nomes.
O PTB recebeu quatro contestações, uma delas do ex-vereador de São José dos Campos João das Mercês Tampão.
Os vice-prefeitos de Jacareí e Pindamonhangaba, Adel Charaf Eddine (PMDB) e Isael Domingues (PV), respectivamente, também estão na nova lista.

Mais uma. Candidato à reeleição, o deputado estadual Alexandre da Farmácia (PP), que já havia recebido impugnação do PSTU, também teve o nome contestado pelo MP.

arte_impugnados


Candidatos culpam questões burocráticas

São José dos Campos
Partidos e candidatos citados na nova lista de impugnados alegaram ontem a O VALE que os questionamentos feitos são referentes a questões burocráticas, e que não haverá prejuízo eleitoral.
As contestações foram apresentadas pela Procuradoria Regional Eleitoral, a segunda instância do Ministério Público Eleitoral.
“Em todos os casos faltou só a certidão estadual de antecedentes criminais para fins eleitorais. Já foi tudo corrigido na semana passada”, disse o coordenador regional do PSC, Daniel Ferreira.
“Deu esse problema apenas em um documento, e já vamos providenciar isso”, disse o candidato Adel Eddine.
“É tudo questão burocrática”, alegou o coordenador regional do PHS, Valdir Martani.
Mesma defesa foi apresentada pelo PTB.

‘Ficha-suja’. Condenado por improbidade administrativa, o deputado Alexandre da Farmácia não quis comentar ontem a impugnação recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário