segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pombos podem causar doenças



Diversos locais públicos de Pindamonhangaba estão sendo invadidos por pombos e alguns moradores acabam alimentando essas aves que parecem inofensivas, mas não são. Os pombos são os principais transmissores de uma doença grave chamada de criptococose, conhecida como "doença do pombo".
Quadras, Igreja, praças e até escolas de Pindamonhangaba estão com diversos pombos trazendo risco para a saúde da população. A doença do pombo é provocada por um fungo presente nas fezes dessas aves. Quando a sujeira seca, o fungo se espalha pelo ar e pode ser aspirado pelo homem. A doença pode atacar o sistema respiratório, provocando pneumonia, e também o sistema nervoso central. Quando se instala no cérebro, é chamada de neurocriptococose e causa meningite e meningoencefalite, que são inflamações nas membranas cerebrais.
Essa infecção pode atingir qualquer pessoa, mesmo quem está com a saúde perfeita. Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, falta de apetite e uma dor de cabeça intensa. Geralmente os sintomas se desenvolvem lentamente. Nos casos mais graves pode haver alterações na visão e comprometimento das funções mentais como confusão, delírio e rebaixamento da consciência.
Esperamos que o setor de Vigilância Sanitária de Pindamonhangaba tome medidas preventivas para que não comece aparecer casos de Doenças do Pombo na cidade.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário