sexta-feira, 27 de junho de 2014

Metalúrgicos revertem demissão de sindicalistas na Tenaris Confab


Nessa quarta-feira, dia 25, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT conseguiu reverter a demissão de dois sindicalistas na Tenaris Confab - unidade Tubos.
Carlos Alberto da Silva - “Pentelho” e Paulo Donizete Moreira - “Paulinho” haviam sido dispensados arbitrariamente pela direção da empresa uma semana antes, no dia 18, sob o argumento de estarem aposentados. No mesmo dia, um protesto foi realizado na portaria da Tenaris Confab e um comunicado de greve foi aprovado pelos trabalhadores.
Após horas de discussão em duas reuniões e uma greve iminente, a demissões foram revertidas. Em reunião na sede do sindicato nessa quarta, a direção da Tenaris Confab reconheceu o erro, assim como a representação do Comitê Sindical de Empresa e se comprometeu em readmitir Pentelho e Paulinho. Eles serão reintegrados ao quadro de funcionários e ficarão de licença remunerada, a serviço da entidade sindical.
A decisão foi comemorada pela categoria. “O ideal seria que a empresa não cometesse nenhuma prática antissindical, mas felizmente, com ação rápida do sindicato, conseguimos reverter. A empresa entendeu, reavaliou a questão e colaborou na negociação. A tensão foi grande. A produção está muito baixa e tudo fica mais complicado nesses momentos. Parabéns a todos os dirigentes e aos trabalhadores que colaboraram com o protesto”, disse o presidente Renato Marcondes, “Mamão”.

Retomada. Na mesma reunião, a direção da Tenaris Confab informou que um importante pedido da Petrobrás para o Rota 3 (gasoduto que interligará a área de Franco, em Santos, a Maricá, no Rio de Janeiro), que havia sido cancelado foi retomado, com previsão para dezembro.

No dia 28 de março, dirigentes sindicais da Tenaris Confab entregaram uma carta elaborada pelo sindicato ao deputado Vicentinho, líder do PT na Câmara dos Deputados, para que fosse encaminhada à presidenta Dilma Rousseff. O documento pedia a valorização do mercado nacional e a preservação de empregos em Pinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário