terça-feira, 10 de junho de 2014

Metalúrgicos de Pinda aprovam pauta da Campanha Salarial



A categoria metalúrgica de Pinda aprovou em assembleia na sexta-feira, dia 6, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2014. A data-base da categoria é 1o de setembro e estarão em campanha cerca de 215 mil metalúrgicos em toda a base da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo).

A assembleia ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba. Os trabalhadores aprovaram as seguintes bandeiras de lutas da Campanha: a reposição dos salários pelo índice integral da inflação; aumento real de salário; valorização dos pisos; Licença Maternidade de 180 dias para os grupos patronais que ainda não concedem este benefício às trabalhadoras e a redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução no salário.
Neste ano só serão negociadas as cláusulas econômicas, pois as sociais têm validade até agosto de 2015. Mesmo assim, a licença maternidade de 180 dias fará parte das negociações com os grupos 8, 10 e Estamparia. “Nestes grupos a cláusula é facultativa ou a licença é de 150 dias, no caso do G10. A luta é para que este direito seja igual para todas as companheiras”, disse dirigente sindical Luciano da Silva – “Tremembé”, membro da direção da FEM-CUT/SP.

O presidente do sindicato, Renato Marcondes, o “Mamão”, ressalta a importância de a categoria manter a unidade. “É a luta de cada trabalhador, de cada fábrica da base dos 14 sindicatos filiados, que faz a Campanha Salarial acontecer. Sabemos que a negociação será difícil e contamos com a união da categoria para continuar os avanços que temos conquistado ano a ano nas campanhas salariais”, disse Mamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário