segunda-feira, 31 de março de 2014

Trabalhadores da Gerdau atrasam turnos contra problemas na segurança

Trabalhadores atrasam entrada na fábrica em protesto às condições inseguras permitidas e promovidas pela direção empresa



Os trabalhadores da Gerdau atrasaram entradas de turno nessa quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, para protestar contra as condições inseguras que a direção da empresa tem promovido dentro da fábrica, entre outros problemas. Um incêndio de grandes proporções também ocorreu este mês.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT critica decisões da gerência da Gerdau de Pinda que tem prejudicado a segurança, como a retirada dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de dentro das áreas, principalmente na Laminação 1 e 2, e concentrá-los no Almoxarifado Central, dificultando o acesso dos trabalhadores.
Para o presidente do sindicato, Renato Marcondes – “Mamão”, a direção da empresa se preocupa mais em encontrar formas de pressionar e punir os funcionários do que em melhorar as condições de trabalho. “Enquanto a empresa gasta dinheiro instalando câmeras nas áreas e controle de ponto em todos os ônibus, os trabalhadores estão sofrendo com a falta de efetivo, fazendo esforço exagerado, sofrendo lesões nos ombros, na coluna, e ainda correndo risco com a falta de equipamentos de proteção”, disse.
Outro problema que tem revoltado os trabalhadores é o fechamento do restaurante do setor PLP nos turnos da tarde e da noite, feito para redução de custos. Além disso, há problemas até com questões mais simples, como atraso na entrega do PPP (documento necessário para dar entrada na aposentadoria) e falta de depósito do FGTS para trabalhadores que se acidentaram.

Incêndio. No dia 2 de março, um incêndio de grandes proporções queimou toda a área de um dos fornos da Aciaria. Foram necessários seis bombeiros para conter as chamas. Uma das possíveis causas é o acúmulo de tambores de óleo em uma sala fechada, que pode ter com o tempo gerado um gás altamente inflamável. Por sorte, ninguém se feriu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário