terça-feira, 18 de março de 2014

PSDB – O partido do racionamento


Depois de ser o responsável pelo último racionamento de energia elétrica imposto ao país, que os brasileiros sofreram por bem mais de um ano -  1º de julho de 2001 a 27 de setembro de 2002 -, decretado pelo governo tucano do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o PSDB, agora, está arriscado a ter de decretar racionamento de água em São Paulo – conforme publicou o jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog “Conversa Afiada”, no último dia 08 de março.

Segundo o jornalista, o principal reservatório do sistema de abastecimento da capital, o Cantareira, está com apenas 16% de sua capacidade. O governador Geraldo Alckmin culpa a escassez de chuva pelo problema, mas técnicos, no entanto, apontam outras causas, inclusive incompetência e má gestão pública dos tucanos que há 20 anos, com três governadores apenas, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, se revezam no poder no Estado – Alckmin é governador agora já pela 3ª vez. Quer ser uma 4ª, é candidato à reeleição.
Amorim diz que não adianta muito transferir a culpa do problema para São Pedro, afinal, a falta de chuva, mesmo ocorrendo desde o início de 2013, é apenas uma parte da explicação para a pior crise da história do sistema Cantareira. A solução, apontam técnicos, está na redução das perdas de água provocadas por vazamentos e desperdício nas redes da SABESP, na diminuição e uso mais racional do consumo residencial e principalmente industrial, e na preservação ambiental de rios e represas.
Ainda de acordo com o blog, o estímulo ao reuso da água pelas indústrias e uma maior conservação dos mananciais, somado ao aprimoramento de obras de infraestrutura que se encontram atrasadas em São Paulo, também podem contribuir para evitar o racionamento.

2 comentários:

  1. Magui preciso do seu email para te enviar algumas irregularidades. Meu email marco.flautista@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. É mesmo taxado COMO DO RACIONAMENTO, pois, raciona medicações para os pacientes, raciona na marca dos remédios, na hora extra de Funcionários, no aumento Salarial, nos materiais de consumo, na qualidade dos alimentos, etc...
    Sinceramente quê experiência é essa?? É de fazer o POVO sofrer. Abs

    ResponderExcluir