quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Morador do Bela Vista reclama do POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO


Recebemos uma denuncia em nossa redação de um morador do bairro Bela Vista fazendo algumas reclamações referente ao posto de saúde do bairro.
DENÚNCIA
Então contarei desde o começo....Um dia,minha filha com muita dor de barriga,cabeça,e com ânsia de vomito,foi comigo ao posto do vista verde(ao lado do bela vista),chegando lá achei que ia ser examinada por um medico,mas não foi,apesar da má vontade das atendentes,minha filha entrou comigo,de primeira ele foi atencioso,mas quando questionei se o mesmo era médico,ele disse que não,fez alguns questionamentos sobre minha filha,e disse que era provavelmente virose,mandando dar bastante liquido pra ela,sendo assim,ela saiu de lá da mesma maneira que entrou,e posteriormente ficou pior...quando procurei o posto fui com a intenção de passar no medico,mas ele sequer falou pra passarmos nele,pensei que o medico daria ao menos Floratil e um soro para ela tomar em casa,mas pra tomar liquido eu não precisava ir lá....Recentemente voltei lá,minha filha tava com sangramento no nariz,cheguei lá e foi criado todas dificuldades pra minha filha ser atendida,uma atendente lá me tratou com frieza e desconfiou do endereço da minha filha,depois mandou entrar,mais uma vz com esse enfermeiro,que já veio falando que ela já teve isso,porque ela não tinha voltado lá,etc..falei pra ele que quando minha filha fica doente eu faço de tudo pra pagar uma consulta particular,e ele estava de mau humor,foi então que resolvi tirar logo minha filha de lá,mesmo sendo um direito meu e de minha filha de ser atendida,achei o ambiente ofensivo,e levei ela no P.S municipal,onde fui muito bem tratado....Resumo da estória,o povo vai no posto pra ser atendido pelo médico,não por enfermeiro,e sem desrespeitar ninguém,mas enfermeiro não é médico....quanto aos exames preventivos para as mulheres,isso é verdade,estão 99 por cento constrangidas pela situação de uma pessoa do sexo oposto colher os exames....Minha cunhada mora ao lado do posto e já tinha me falado que muita gente não vai lá por causa do tal....”

Fomos apurar e constatamos que no Bela Vista funciona uma unidade de PSF e que realmente o Nome do Enfermeiro é DANIEL.
Toda triagem e o pré-atendimento no PSF é feito realmente pelo enfermeiro. Já com relação a coleta do preventivo, constatamos também que esta sendo feita por ele, pois, segundo uma determinação do COREN somente enfermeiro padrão pode efetuar a coleta.
Já existe outro comentário que a responsabilidade é do médico presente no momento da coleta ou do enfermeiro padrão tirando assim todo trabalho que anos vem sendo desenvolvido por auxiliares e técnicos de enfermagem.

Tudo isso é informação extraoficial, e estamos AGUARDANDO o parecer oficial da secretaria Sandra Tutihashi, mas com relação ao constrangimento de um HOMEM efetuar a coleta nas mulheres não se trata de ato profissional e sim de um BOM SENSO.

Um comentário:

  1. Absurdo! então seria bom senso se fosse proibido ao medico ginecologista a atender e examinar suas pacientes pois seria um constrangimento para elas, e o mesmo se aplicaria para os médicos obstetras, realizar o parto também seria um constrangimento para as mulheres! por favor! o ENFERMEIRO citado acima faz o atendimento de acordo com o protocolo do USF, e assim como o médico o ENFERMEIRO OU ENFERMEIRA estão habilitados a realizar as coletas, oque ocorre é que existe um preconceito e ignorância por parte da maioria das pessoas com relação ao profissional enfermeiro(a), assim como os médicos ele também estudou para ter seu diploma e devemos respeita-los como profissional pois é oque são! ACORDA população levante a voz para aquilo que realmente deve ser questionado e debatido, para de perder tempo!

    ResponderExcluir