quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Você sabia que o exercício da profissão de comerciário foi regulamentado?


Foi sancionada no último dia 14 de março deste ano e publicada no DOU do dia 15 do mesmo mês, a Lei nº 12.790/2013, dispondo sobre a regulamentação do exercício da profissão de Comerciário.
A lei sancionada define, entre outros pontos, a jornada de trabalho dos empregados no comércio e institui o Dia do Comerciário, a ser celebrado em 30 de outubro de cada ano. Pela lei, a jornada normal de trabalho do comerciário é de 8 horas diárias e de 44 semanais. Somente mediante acordo coletivo de trabalho essa jornada pode ser alterada. A lei também admite jornada de 6 horas para o trabalho realizado em turnos de revezamento, sendo vedada a utilização do mesmo empregado em mais de um turno, salvo negociação coletiva. O piso salarial será fixado em convenção ou acordo coletivo.
O artigo 2º da Lei determina que na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a atividade ou função desempenhada pelos empregados do comércio seja especificada, desde que inexista a possibilidade de classificação por similaridade.
Mesmo tendo sida sancionada em março, muitos profissionais do comércio ainda não sabem da existência dessa lei, por isso, divulguem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário