quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Quase duzentos distritos do país podem virar municípios



Em Pindamonhangaba, Moreira César tem grandes chances

A Câmara e o Senado já aprovaram o projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos. Levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que 185 distritos do país têm condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem.

O levantamento serviu de base para o parecer do relator do projeto no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO). Com a aprovação, o projeto segue para sanção ou veto pela presidente Dilma Rousseff. O texto regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina quais distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito.

A proposta aprovada no Senado estabelece a população mínima que cada localidade deverá ter para que seja possível formar um novo município. Na região Sudeste, cada novo município deverá ter cerca de 12 mil habitantes.

Com o novo projeto de lei, o distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba, tem grandes chances de conquistar o título de cidade, pois é um dos maiores distritos do Estado de São Paulo. Com uma população estimada em 40 mil habitantes, Moreira César possui 234 km2 de área, correspondendo a aproximadamente 1/3 do território do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário