terça-feira, 19 de novembro de 2013

Professora de dança realiza projeto social no Castolira


Resgatar a identidade de uma criança/adolescente, transformar sua realidade e contribuir para formação do cidadão. Esses são os objetivos da bailaria clássica, Carla Sampaio, com o projeto “Oficina de Vidas”, desenvolvido com crianças/adolescentes carentes do bairro Castolira em Pindamonhangaba.

Há quatro anos, Carla decidiu ensinar dança para algumas crianças do bairro, juntamente com um projeto social idealizado pela união de diversas igrejas da cidade. O projeto inicial não foi pra frente, mas a bailaria não abandonou suas alunas e deu segmento a sua ação, criando então o projeto Oficina de Vidas, que além da dança, também orienta os pequenos sobre educação, cultura e princípios e valores para a vida.

Hoje, o projeto atende 53 meninas, com idade entre 3 e 15 anos. As aulas acontecem no Sopão do Castolira, mas em breve estará com nova sede no Centro Comunitário da Vila São Paulo. Além do balé, o projeto conta ainda com uma escolinha de futebol, que atende cerca de 25 meninos do bairro. As aulas de futebol são ministradas pelo filho de Carla, que também segue o exemplo de solidariedade da mãe.   

Carla nasceu em Maceió, mas já se considera uma pindense por morar na cidade há mais de 17 anos. Casada e mãe de cinco filhos, decidiu abriu mão do seu emprego para trabalhar voluntariamente no projeto social que criou. “Eu tenho no coração primeiramente Deus, depois o próximo, e somente depois é que vem eu. Vivo com um propósito na minha vida de fazer Deus sorrir e sei que estou conseguindo isso com o meu projeto”, ressaltou Carla, que frequenta a Igreja Batista de São José dos Campos.

Além do tempo que disponibiliza para as crianças, a professora ainda se dedica a fazer bolos, salgados e pizzas para vender pela cidade, onde com o dinheiro arrecadado investe em roupas apropriadas para a apresentação das crianças, que costumam se apresentar na páscoa, dia das mães, dos pais, das crianças e Natal. As coreografias são ensaiadas durante todo o ano e estimulam as alunas a não abandonarem o projeto. A próxima apresentação das crianças já está marcada para o dia 17 de dezembro, no Teatro Galpão, em Pindamonhangaba, com o espetáculo “Fábrica de sonhos”. A apresentação fará parte do calendário de festividades natalinas da prefeitura.

Por não contar com ajuda financeira de nenhum órgão ou instituição, Carla investe dinheiro do seu próprio bolso para dar continuidade ao projeto. Além dos custos com as aulas e com as roupas das alunas, a professora ainda oferece café da manhã todos os sábados aos participantes e, nesta época do Natal, sai em busca de padrinhos que presenteie as crianças do projeto. Por isso, quem puder e estiver interessado em colaborar com essa nobre iniciativa, entre em contato pelo telefone (12) 98824-3492 ou pelo e-mail: oficinadevidas@outlook.com.

 “Desenvolvendo um trabalho de expressão corporal a criança descobre a alegria, melhora a autoestima e faz com que ela consiga expressar através dos movimentos, seus sonhos, sua imaginação e suas fantasias”, finalizou a professora.   

Um comentário: