segunda-feira, 1 de julho de 2013

Juiz e famílias de Pindamonhangaba participam do programa de Regina Casé na Globo




O Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Pindamonhangaba, Dr. Alessandro de Souza Lima, esteve participando do programa Esquenta!, apresentado por Regina Casé na Rede Globo, abordando o tema “adoção”.

O juiz de Pindamonhangaba divulgou o projeto “Família Hospedeira”, que busca incentivar que famílias de Pindamonhangaba, voluntariamente, ajudem na criação e educação de crianças e adolescentes que vivem em entidades de acolhimento, sem a possibilidade de reintegração familiar e sem interessados na adoção. Para melhor explicar como funciona o projeto piloto, duas famílias de Pindamonhangaba, inseridas no projeto, foram entrevistadas e os adolescentes beneficiados também fizeram relatos da sua história. O programa foi ao ar no dia 16 de junho.
  
O projeto do Dr. Alessandro é uma iniciativa inédita no Brasil, direcionada a crianças com mais de cinco anos, cujas chances de adoção ficam bem reduzidas. O projeto conquistou o primeiro lugar no “I Prêmio CNJ Infância e Juventude”, em novembro do ano passado, já tendo sido replicado em outras cidades de São Paulo e no Estado de Santa Catarina. Recentemente, o projeto foi enviado como proposta de edição de Lei Ordinária Federal, sugerindo a criação do projeto em âmbito nacional, sendo ainda encaminhado à Presidência da República como sugestão da Presidência do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

De acordo com o juiz, tudo começou há quatro anos, quando ao chegar à comarca de Pindamonhangaba, se sensibilizou com a situação de crianças e adolescentes acolhidas em entidades, que sem interessados na adoção, permaneceriam abrigadas até os 18 anos, quando então seriam postas nas ruas. O projeto Família Hospedeira prevê que famílias passem alguns dias com as crianças e/ou adolescentes, contribuam com os seus estudos – se quiserem – mas sem vínculos adotivos. A iniciativa cria laços afetivos entre os participantes e, em muitos casos, a família acaba por adotar em definitivo a criança ou adolescentes.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário