terça-feira, 9 de abril de 2013

Campanhas contra gripe e câncer bucal começam dia 15


A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba está se preparando para a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais e municipais, realizará a campanha de 15 a 26 de abril, sendo o dia 20 de abril dedicado à mobilização nacional. O slogan será “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Na ocasião, também será feita a campanha de combate ao câncer bucal. As pessoas vacinadas poderão procurar o dentista, onde foi imunizada, para fazer o diagnóstico.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que apresenta potencial para levar a complicações graves e até mesmo ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, formado por crianças menores de 2 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Dessa forma, essas pessoas, além dos profissionais da saúde e de mulheres no período pós-parto, serão englobadas na campanha nacional deste ano. Os portadores de doenças crônicas precisarão levar uma prescrição médica para tomarem a vacina.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma doença de elevada transmissibilidade, que se dá por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, corrimento excessivo de muco nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor muscular e dor de cabeça.
O Ministério da Saúde estima um público-alvo de 39,2 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país. Em torno de 65 mil postos de vacinação estarão em funcionamento durante a campanha, mobilizando mais de 240 mil profissionais de saúde. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário