quarta-feira, 27 de março de 2013

Judoca de Pinda participa de competições no Uruguai e na Argentina


Judoca de Pinda participa de competições no Uruguai e na Argentina

 

Mesmo sem o apoio da prefeitura, atleta conseguiu patrocínio com empresários da cidade

 

O judoca pindense Matheus Theotônio carrega em seu currículo diversas vitórias e se destaca no Brasil como um dos melhores atletas da modalidade. No mês de março, Matheus representou a cidade de Pindamonhangaba e o Brasil na Copa Panamericana de Judô, realizada no Uruguai, e na disputa do  World Cup, na Argentina.

Aos 30 anos de idade, Matheus disputa na categoria meio-pesado, até 100 kg. Nascido e criado em Pindamonhangaba, o judoca almeja participar dos Jogos Olímpicos de 2016. Mesmo com o excelente desempenho, o atleta critica a atual Administração Municipal da cidade pela falta de apoio ao esporte. “Os benefícios do esporte à vida humana e sua relevância social são absolutamente inegáveis. Não podemos admitir que uma gestão pública ignore por completo essa realidade e, pior do que isso, por razões vagas ou políticas, decida cortar o investimento no esporte, prejudicando atletas que dedicaram a sua vida ao esporte municipal. Enquanto as autoridades nomeadas se contradizem e demonstram não ter qualquer planejamento para o esporte em Pindamonhangaba, lutamos dentro e fora dos tatames para manter o esporte competitivo vivo no município, mas, infelizmente, já constatamos muitas baixas e este número continuará crescendo enquanto o comportamento omissivo da atual administração permanecer causando insegurança e desesperança. Muitos atletas pindenses estão deixando a cidade para competir por outros municípios”, desabafa o atleta.

Matheus Theotônio é o judoca número 52º do Ranking Mundial Oficial, e para participar das competições internacionais de março, contou apenas com o apoio de empresários e cidadãos de Pindamonhangaba, que reconhecem a importância de valorizar e viabilizar este momento único vivido pelo esporte municipal e brasileiro.

De acordo com o COB, o Judô é o segundo esporte olímpico mais praticado no país e a maior expectativa de medalhas nos próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Devido as suas características educativas e disciplinadoras, possui ampla aceitação nas escolas, clubes e prefeituras, sendo também uma das principais modalidades praticadas pelos projetos sociais no Brasil.

 

O número de praticantes de Judô cresceu de forma avassaladora nos últimos anos, em especial devido à visibilidade que a modalidade alcançou após os resultados obtidos pelo esporte. O Brasil foi quatro vezes campeão do mundo e, nas últimas Olimpíadas, trouxe quatro medalhas, aumentando com isso o espaço na mídia nacional.

 

Trajetória esportiva

Matheus Theotônio iniciou suas atividades esportivas em 1986, nas escolinhas de base do antigo DETUR, no Centro Esportivo Luiz Caloi. Em 1998, quando atingiu a idade mínima, iniciou sua participação nos Jogos Regionais representando o município e, desde então, é o principal atleta da equipe de Judô municipal, colecionando resultados expressivos para Pindamonhangaba, sagrando-se diversas vezes campeão de Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Jogos da Juventude e, no último ano, Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros, título inédito do esporte municipal.

 

Paralelamente, o atleta foi destaque em diversos torneios nacionais e internacionais, o que lhe rendeu vaga na Seleção Brasileira de Judô. Em 2012, participou de três Copas do Mundo e um Grand Prix representando o país, oportunidades em que obteve duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de bronze. Foi campeão da Copa Panamericana e atualmente é o 52º colocado no Ranking da Federação Internacional de Judô, o que o credencia absolutamente para o próximo Ciclo Olímpico e, quem sabe, teremos um pindense com chances de medalha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

 

Principais Títulos

·         9 vezes Campeão Estadual do Interior;

·         6 vezes Campeão dos Jogos Regionais do Interior;

·         Campeão Estadual (2000);

·         Campeão dos Jogos Abertos da Juventude (2001);

·         3º Colocado no USOpen – Boca Raton – Florida – USA (2001);

·         Vice-Campeão da Copa Internacional de Brasília-DF (2003);

·         Vice-Campeão Paulista (2003);

·         Campeão Nacional - Circuito Brasil Olímpico de Judô (2003);

·         Vice-Campeão Paulista Universitário (2004);

·         3° Colocado no Campeonato Brasileiro Universitário (2004);

·         Campeão Nacional Sub-25 – Belo Horizonte (2005);

·         Vice-Campeão dos Jogos Abertos do Interior de Botucatu (2005);

·         Vice-Campeão Paulista (2006);

·         3° colocado na Copa São Paulo de Judô (2009);

·         Vice-Campeão - Jogos Abertos do Interior - São Caetano do Sul (2009);

·         Campeão - Olimpíadas Universitárias JUB´S - Jogos Universitários Brasileiro (2010);

·         Campeão Geral dos JAB´s  - Jogos Abertos Brasileiro (2012);

·         Campeão Individual dos JAB´s  - Jogos Abertos Brasileiro (2012);

·         Campeão por Equipes dos JAB´s  - Jogos Abertos Brasileiro (2012);

·         3º Colocado ABSOLUTO dos JAB´S (2012);

·         Campeão do World Cup de San Salvador - El Salvador (2012) – Seleção Brasileira Principal;

·         Campeão da Copa Panamericana de Judô – UPJ (2012);

·         3º Colocado do World Cup de Buenos Aires – Argentina (2012) – Seleção Brasileira Principal;

·         Participante do World Cup de Miami – EUA (2012);

·         Participante do Grand Prix de Abu Dhabi – EAU (2012).

 

Confira alguns dos patrocinadores de Matheus:

Olímpica Casa dos Esportes / EMR / Posto 10 de julho / Xandão Tintas / Articulação / Alfredo Kobbaz / Deposito Bonfim Taubaté / Jeremias Rodrigues Imóveis de Alto Padrão / Drogaria São Domingos / Thiago e Ricardo Giovaneli / TMG / Silvia Breda / Sinal Comunicações / Gramado / Imobiliária Derrico / Imobiliária Pinda Rural / Meta Material para construção / Ferrara / CZ Surf / Anselmo Automóveis / Querência / Imobiliária São Paulo / Lotérica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário