quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Atletas de Pinda protestam contra o corte de verba para o esporte


Atletas de Pinda protestam contra o corte de verba para o esporte

 

O ano de 2013 iniciou conturbado na área de esporte da cidade, quando o atual prefeito, Vito Ardito Lerário, anunciou o fim do Fundo de Apoio Esportivo de Pindamonhangaba (FAEP), que fornecia bolsa auxílio para os atletas da cidade.

Logo de cara, a vitoriosa equipe de ciclismo do município mudou-se para a cidade de São José dos Campos, e muitos atletas pindenses ficaram sem saber como seria o futuro do esporte na cidade. Para cobrar uma posição do atual prefeito, na última segunda-feira, dia 28, dezenas de atletas protestaram pelas ruas do município e rumaram até a prefeitura, a fim de uma posição oficial sobre o FAEP.

Após o protesto, o secretário de esporte, Leandro Galdino, recebeu alguns manifestantes com o objetivo de esclarecer as novas diretrizes em relação aos alunos com bolsa auxílio, bolsa escola e também aos professores contratados. De acordo com o secretário, a prefeitura estará realizando um recadastramento de todos os atletas e técnicos, e que depois disso, será marcado um novo encontro com os representantes para definição das novas metas. 

Segundo informações da Secretaria, a decisão da Prefeitura no que diz respeito ao cancelamento de algumas modalidades se deve às inúmeras irregularidades encontradas em toda a área. A princípio, o FAEP está com suas atividades encerradas, até que todas as irregularidades sejam verificadas. Além disso, os valores destinados ao fundo serão direcionados a outras áreas atendidas pela Administração e que estejam sendo prejudicadas. Um exemplo são os centros esportivos que estão sucateados ou a área da saúde, que ainda sofre sem atendimento à população, entre outros.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Esportes vai trabalhar na formação de um clube desportivo, com personalidade jurídica para poder desenvolver projetos e receber recursos dos governos Federal e Estadual. Para isso, já foi realizada uma reunião com os técnicos das diversas modalidades esportivas, para que possam desenvolver os projetos e apresentá-los ao governo Estadual a partir do dia 15 de fevereiro.

No que diz respeito a outras verbas, uma saída indicada pela prefeitura aos atletas e técnicos é viabilizar parcerias para desenvolver projetos de sustentabilidade para manutenção das equipes de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário