quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Região metropolitana do Vale do Paraíba clama por novas lideranças nacionais

Na última eleição municipal, quando eleitores foram às urnas eleger seus candidatos a prefeito e vereador, muitos representantes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, na esfera estadual e nacional, foram eleitos e agora desfalcam uma possível representatividade da região na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados em 2014.   
Carlinhos Almeida do PT de São José dos Campos, por exemplo, deixará o cargo de deputado federal para assumir em janeiro a prefeitura de São José. O atual deputado estadual Padre Afonso Lobato do PV de Taubaté, derrotado nas últimas duas eleições municipais, vê seu nome enfraquecer nas urnas e, assim, parece mesmo que o nome mais forte na região é o do deputado estadual Marco Aurélio, do PT de Jacareí.
Segundo já se comenta no Vale, os possíveis nomes para as eleições de 2014 serão os seguintes: o PSDB deve concorrer com Alexandre Blanco (SJC) e Izaias José de Santana (Jacareí), ambos com números expressivos de votos nas eleições de outubro; o PMDB deverá apostar mais uma vez no candidato Paulo Sergio Torino (Pinda) e Itamar Cóppio (SJC); o PT possivelmente apostará no Issac do Carmo (Taubaté) e o PV no Padre Afonso (Taubaté). Os demais partidos apenas serão representados se lançarem vereadores eleitos, pois não tem nenhum nome forte para concorrer a vagas na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Buscando fortalecimento regional, diversos partidos já buscam uma reformulação em seus diretórios municipais, pois uma região com quase 2 milhões de eleitores não pode ficar com apenas dois representantes na assembléia legislativa e, a partir de agora, nenhum na Câmara dos Deputados. 
Na eleição de 7 de outubro, cerca de 135 candidatos disputaram cargos de prefeitos em 39 municípios que compõe a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Confira os 10 mais votados.

1   01-    Carlos José de Almeida (PT/SJC) – 180.794 votos
2   02 -  Alexandre Blanco (PSDB/SJC) – 153.011 votos
3   03-    José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior (PSDB/Taubaté) – 78.029 votos
4   04-    Hamilton Ribeiro Mota (PT/Jacareí) – 54.203 votos
5   05-    Izaias José de Santana (PSDB/Jacareí) – 48.883 votos
6   06-  Vito Ardito Lerário (PSDB/Pinda) – 42.550 votos
7   07-   Issac Jarbas Mascarenhas do Carmo (PT/Taubaté) – 40.869 votos
8   08-    Antônio Carlos da Silva (PSDB/Caraguá) – 29.048 votos
9   09-    Paulo Sergio Torino (PMDB/Pinda) – 28.058
1   10-   Ana Karin Dias de Almeida Andrade (PR/Cruzeiro) – 22.559

Nenhum comentário:

Postar um comentário