quarta-feira, 21 de novembro de 2012

José Alberto Monteclaro César – Um apaixonado pela advocacia


Aos 85 anos de vida, José Alberto Monteclaro César é o mais antigo (de idade) advogado em atividade no município de Pindamonhangaba. Mesmo tendo iniciado o curso de Direito com mais de quarenta anos, sempre foi uma apaixonado pela advocacia e acredita que a profissão de advogado é a mais importante para a sociedade, pois, segundo ele, tudo na vida envolve o Direito.
Nascido na vizinha cidade de Lorena, Monteclaro nasceu em uma família numerosa, tendo onze irmãos. A infância foi vivida dentro de padrões elevados financeiramente, fato que não se repetiu na adolescência, devido à morte do pai, fiscal do Imposto de Consumo. Muito jovem ainda, Monteclaro passou a trabalhar como funcionário público estadual, atuando como chefe da inspetoria de esportes e recreação de Pindamonhangaba. Na década de 70, prestes a se aposentar do cargo, com quase 30 anos de serviço prestados, decidiu cursar Direito na Unitau e, desde então, nunca mais parou de exercer a profissão.
Casado há mais de 60 anos com Dona Diva, o casal teve cinco filhos e, se não lhe falha a memória, já somam doze netos. Um pindense de coração, Monteclaro se orgulha de fazer parte da história de Pindamonhangaba. Na sala de seu escritório, diplomas e homenagens dividem as paredes do aconchegante ambiente de trabalho. Segundo o advogado, ele sente necessidade de ter o que fazer, por isso não se aposenta do escritório, apenas diminuiu a carga de afazeres.  “Tenho obrigação para com Deus de prestar serviço pelos favores que sempre recebi Dele. E tem mais, velho que não anda enferruja”, ressalta Monteclaro, que sorri após proferir o ditado.     
Além de funcionário público e advogado, Monteclaro também já foi vereador (na época em que não se ganhava para isso, enfatiza ele); provedor da Santa Casa de Pindamonhangaba, onde ainda atua na mesa administrativa; presidente da Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo; presidente do S.O.S. e presidente da OAB . Monteclaro foi ainda um dos fundadores do Rotary Club da cidade e também integrou em 1948, como soldado, a primeira tropa do Batalhão de Engenharia e Combate Borba Gato. “Tudo o que eu queria na vida eu fiz e fiz com muito amor. Me sinto um homem realizado ”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário