quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dong Woo anuncia fechamento da fábrica

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Moreira César e Roseira comunica que, em reunião com a direção da Dong Woo, na tarde dessa segunda-feira, dia 13, foi surpreendido com a notícia do fechamento imediato da empresa.
Desde o dia 3 de fevereiro, a produção da fábrica está paralisada devido a problemas na estrutura do novo prédio, inaugurado há apenas dois meses.
Nessa sexta-feira, dia 10, a empresa mostrou ao sindicato, juntamente com uma comissão de trabalhadores, o escoramento realizado.
Contudo, até o momento, a Dong Woo não apresentou ao sindicato nem à Defesa Civil do município, que também visitou a indústria, um laudo técnico que garanta a segurança dos funcionários no local de trabalho.
Em reunião, a direção da empresa afirmou, inclusive, que busca medidas judiciais de responsabilizar a construtora. Também considerou que, mesmo com o escoramento provisório, uma ampla reforma no telhado da fábrica seria necessária, o que levaria meses.
A empresa alegou ter recebido uma determinação de sua sede na Coréia para fechar a fábrica. A área onde ela foi construída, no Distrito Industrial Santa Rita 2, foi adquirida pela empresa e sua construção também foi paga com capital próprio.
O sindicato informa que negociou, à exaustão, alternativas que pudessem evitar as 160 demissões, como férias coletivas, suspensão do contrato de trabalho, entre outras, mas, infelizmente, a Dong Woo se mostrou irredutível e se disse obrigada a acatar a decisão da matriz.
O sindicato lamenta profundamente a postura radical da empresa e busca formas de minimizar o impacto para os trabalhadores.
A direção da empresa assumiu o compromisso com o sindicato de quitar todas as rescisões trabalhistas, além de manter os salários das funcionárias grávidas até o fim do período de licença médica.
O sindicato também está em contato com a Prefeitura Municipal, na busca de alternativas, mesmo que remotas, para reverter a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário